segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atividade 4.3 a – Entrevista com Lucas Ciavatta




Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=uO8TNrRvNKE


Esse trabalho do Prof. Lucas com o Bloco do Passo inspira alguma ideia de como trabalhar na escola? E para o trabalho com tecnologia, traz alguma ideia? Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos e de cada um? Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?

O Método do passo é possível trabalhar na escola. Acredito que de uma forma menos complexa. Criando uma sequência mais simples temos condições de desenvolver essa atividade nas nossas aulas. Na escola já feita uma atividade com os alunos, a percussão corporal, situação de aprendizagem. Podemos incluir também a movimentação dos alunos enquanto produzem o som com o corpo. Sabemos que para o sucesso da atividade todos tem que colaborar e fazer a sua parte.
A partir da construção do conceito de ritmo, o professor deve enfatizar a necessidade de compasso entre sons e movimentos, propondo as brincadeiras:
a) “Repita e continue”: os alunos, em círculo, um aluno deverá realizar um movimento; o aluno a sua esquerda deve realizar o movimento do colega e criar um novo, e assim sucessivamente.
b) “Morto – vivo – careca – cabeludo”: os alunos, em circulo, de pé, obedecem as seguintes ordens: morto (ficam agachados), vivo (ficam de pé), careca (ficam com as mãos na cabeça), cabeludo (ficam como os braços abertos acima da cabeça.
A  percussão corporal contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. A  percussão corporal nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. E está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
O prof. Lucas nos inspira mostrando que todas as pessoas precisam se envolver com outras,  e nos mostra que é possível ensinar música de maneira criativa, e que de maneira geral buscaremos novas metodologias para diversificarmos nosso trabalho. Apesar das diferentes habilidades que há entre os alunos  as atividades em grupo podem resultar em um grande sucesso do todo, pois a interação é um ato em que todos irão contribuir com aquilo que mais se identifica ou tem maior facilidade para desenvolver as suas habilidades e isso pode tornar a aprendizagem mais prazerosa e gratificante para o aluno com "mais" dificuldade na aprendizagem. A tecnologia pode nos auxiliar em nosso trabalho , pois nos dá ampla variedades de ideias e os recursos são muitos para nos auxiliar dentro das diversas possibilidades existente na mídia com relação a música.

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