1. Ao ler o texto de Silvio P. Costa “Mídia-Educação
no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de
Florianópolis vá anotando as questões e aspectos que mais lhe chamarem
atenção”. Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das experiências que
Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas experiências que
você conhece. Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria a respeito de
uma experiência que você presenciou ou viveu?
2.
Faça o relato de uma experiência
de uso da mídia na
educação que você conhece, incluindo, se possível, uma breve análise do
grupo sobre esta experiência descrita
similar às realizadas por Silvio P. Costa.
A
partir da leitura e reflexão do texto “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento
crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” de Silvio da Costa Pereira podemos
concluir. que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia
oferece. É necessário que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula,
mas faça parte do coletivo, pois é preciso que o educador atribua sentido aos
equipamentos em seu trabalho. É só a partir
do
momento em que incorporamos as novas mídias no ambiente educacional que valorizam
o seu uso para melhor desempenho de alunos, reduzindo os índices de aprovação e
evasão.
Desta maneira, é importante refletir também
sobre o programa. Um Computador por aluno, que consiste no uso de um laptop
educativo por estudante matriculado em escola pública, como objetivo de
influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos. Os alunos e professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet
como de outras ferramentas de
comunicação e informação. O uso de
diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover
mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. Por isso, é importante que
a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto
com a comunidade escolar refletindo sobre como podem usar a tecnologia para
ensinar melhor.
Das
diversas experiências que já realizei em sala de aula com os alunos, destaco o trabalho.
realizado com meus alunos com o uso do Aparelho de DVD e os DVDs da Galinha
Pintadinha volume 1 e vol. 2 Durante a semana, de 2 a 3 vezes ligava o DVD e eles
cantavam juntamente com o equipamento. Depois, voltavam o início da música, baixava
o volume (som), a TV e fazíamos a leitura das letras das músicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário