segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atividade 4.3 b – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação





1.  Ao ler o texto de Silvio P. Costa “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis vá anotando as questões e aspectos que mais lhe chamarem atenção”. Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das experiências que Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas experiências que você conhece. Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria a respeito de uma experiência que você presenciou ou viveu?

2. Faça o relato de uma    experiência de  uso da mídia    na   educação que você conhece, incluindo, se possível, uma breve análise do grupo sobre esta experiência descrita       similar às realizadas por Silvio P. Costa.


A partir da leitura e reflexão do texto “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” de       Silvio da Costa Pereira podemos concluir. que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. É necessário que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo, pois é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir
do momento em que incorporamos as novas mídias no ambiente educacional que valorizam o seu uso para melhor desempenho de alunos, reduzindo os índices de aprovação e evasão.
 Desta maneira, é importante refletir também sobre o programa. Um Computador por aluno, que consiste no uso de um laptop educativo por estudante matriculado em escola pública, como objetivo de influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos. Os alunos e      professores precisam se apropriar da     tecnologia tanto no que se     refere ao uso do computador e da internet como de      outras ferramentas de comunicação e informação.  O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar refletindo sobre como podem usar a tecnologia para ensinar melhor.
Das diversas experiências que já realizei em sala de aula com os alunos, destaco o trabalho. realizado com meus alunos com o uso do Aparelho de DVD e os DVDs da Galinha Pintadinha volume 1 e vol. 2 Durante a semana, de 2 a 3 vezes ligava o DVD e eles cantavam juntamente com o equipamento. Depois, voltavam o início da música, baixava o volume (som), a TV e fazíamos a leitura das letras das músicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário