quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Para Refletir:Currículo e Projeto

Para Refletir:
Inicialmente, você deve refletir sobre os seguintes pontos:
  ..Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
  ..Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
  ..Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
  ..O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo?
  ..Então, o que é currículo? 

Os conteúdos identificados no projeto “Galinha Pintadinha” desenvolvido com meus alunos já estavam inseridos no currículo formal, pois quando realizei o projeto procurei um tema que já estivesse incluso nos saberes formais sugeridos para o aprendizado correspondente. Os recursos tecnológicos usados foram vídeos, fotos, Datashow, música, sendo assim, estes recursos já fazem parte do currículo.
       O currículo se constitui em uma construção permanente de práticas proporcionando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Por imediato, distinguindo-se não apenas como uma quantidade de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a ideias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é reelaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.
A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que os alunos farão ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.
A relação das tecnologias e currículo é essencial para a prática pedagógica consciente e efetiva no desenvolvimento da capacidade de pensar, agir e aprender. Para alcançarmos esse propósito faz-se necessário entender o significado de currículo que aspiramos desenvolver e determinar as particularidades pertinentes das tecnologias a ser exploradas na prática pedagógica. Esclarecendo um pouco mais, a tecnologia é um recurso que torna mais eficaz o processo ensino e aprendizagem desde que usada sob a ótica de oportunizar e favorecer ao aluno a aprendizagem significativa, estando o professor como o mediador entre o sujeito e o objeto de estudo. Sendo assim, elas atuam como ferramentas que fornecem o suporte à construção de saberes e ressignificação de conceitos.
Cabe ao professor promover a integração entre tecnologias e currículo, ele é que irá empreender a compreensão entre ensino e o uso das tecnologias adequando, adaptando sua prática. Para o desenvolvimento de projetos aliados à tecnologia faz-se necessário planejar fundamentando-se no currículo objetivando a produção de conhecimento. O desenvolvimento de projeto no âmbito do currículo implica em levantar questões pertinentes aos alunos utilizando as diversas tecnologias oferecendo situações de investigação, coleta de dados, reflexão e ação que norteiem o processo ensino e aprendizagem.

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