terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atividade 2.2 : Experiência de navegar livremente.


Objetivo:
Navegando em busca do conceito de hipertexto
Orientações
1. Faça uma pesquisa na internet sobre o conceito de hipertexto – vá até a página do Google e inicie a sua busca com a chave “o que é hipertexto?”.
Agora, observe o resultado dessa busca:
a. Quantas páginas foram listadas? O que isso pode indicar?
b. Acesse, agora, o primeiro item da lista de resultados do Google – você pode notar que essa é uma lista de referências que o mecanismo do Google monta sempre que solicitamos a definição de algum termo. Note que, em todos os sites listados nesse primeiro item, há uma definição para hipertexto. Navegue à vontade por essas definições; e, depois, volte para as páginas anteriores. A ideia, neste momento, é que você vivencie, de modo consciente e sem medo de errar, nem de acertar, a sensação de navegar por um hipertexto. Se você ficar completamente perdido, é só começar de novo. Para isso, feche o navegador e volte à busca na página do Google.
c. Em seguida, volte à lista de referências resultante da sua pesquisa no Google. O segundo item da consulta do Google mostra outro link que também merece destaque. Trata-se da referência à página da Wikipédia que apresenta o verbete hipertexto. Continue sua navegação neste segundo link e noutros que lhe interessarem.
2. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto (250 a 300 palavras), no editor de textos, relatando suas impressões sobre a experiência de navegação; diga como foi, para você, lidar com um produto textual em que se navega além de ler. Ao escrever esse texto, sugiro que você reflita sobre as seguintes questões: Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se perdeu? Conseguiu retornar e achar seus caminhos? Conheceu coisas inesperadas? Aprendeu um pouco acerca do tema central: os hi­pertextos? Saberia dizer por onde andou? Saberia enumerar cada coisa sobre o que leu?
3. Após salvar o seu documento, nomeando o arquivo, conforme a estrutura de sempre: compartilhar suas impressões no fórum “Ex­periência de navegar livremente”? 
Essas reflexões podem ajudar-lhe na realização da atividade seguinte, a qual lhe instigará a expressar a sua construção do conceito de hipertexto.



 Sim, pois quando navegamos seja onde for devemos compreender que por máximo que tenhamos uma meta a alcançar, faz-se necessário que neste percurso observamos outros situações. Pois a chegada pode ser o ideal, mas os acontecimentos que surgem para que cheguemos a ela, pode fazer com que essa navegação se torne mais interessante, prazerosa e significativa. E com isso, o objetivo a alcançar, quando chegamos ao final da navegação é muito maior porque algo mais são encontramos que faz com que nosso conhecimento torna-se maior do que tinha em mente ao sai para navegar.
 Facilitou e muito pois a compreensão da temática pesquisada proporcionou conhecimento de outras situações que tinha haver com a mesma. Coisa que numa leitura normal eu não teria a curiosidade de saber com mais profundidade. Sobre determinadas palavras quando ia clicando vi que era importante não só para o conhecimento do tema, mas também para aprimoramento do meu conhecimento e maior aprendizado sobre várias questões.
 Foi uma navegação que a percepção resultou em maiores aprendizados pela oportunidade que ela ofereceu de conhecer outras coisas que em determinada forma de pesquisa passamos despercebidos. O hipertexto que podemos utilizar através da Internet é um tipo de navegação que não tem como se perder, pois, vai muito do interesse da pessoa. O que não falta é oportunidade para que você no meio da navegação vai e volta quantas vezes você quiser para esclarecer algo que te proporciona maior esclarecimento. Não há dificuldade de voltar a página inicial é pratico e dinâmico e o ganho é muito grande em termo de tempo, simplificação e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário