terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atividade 2.1 Navegação em hipertexto


Objetivo:
Navegue, começando pelos hipertextos.  
 Cada pessoa deverá estar atento aos questionamentos abaixo, relatando os  sites pelos quais navegou e o que encontrou de interessante ali.
  Reflita:
Houve diferença nos caminhos navegados?
Alguém se perdeu na navegação?
Soube voltar para as páginas iniciais?
Há ganhos em navegar à deriva?
Você já navegou na internet sem ter um rumo, um objetivo?
Registrar, sentimento e suas descobertas com a sua experiência ao navegar livremente na Internet, refletindo sobre: Navegar um pouco à deriva ajuda você a ampliar os horizontes?
Ampliam-se as possibilidades de conexões do tema inicialmente buscado com outras questões e conceitos?
Quais? Como?



Na minha opinião sim. Claro que no início nos sentimos como uma “criança” começando a caminhar....medo, vai, volta, navegando à deriva em busca de um porto seguro. Mas até chegarmos aonde queremos chegar, estaremos abrindo novos horizontes, pois teremos a liberdade de buscar sem limites novas informações, e aí perceberemos que mesmo sem querer irá acontecer um afastamento do objetivo inicial e principal, ou seja , do conteúdo específico que estávamos procurando.
         Você passa a procurar por outros assuntos por pura curiosidade, e toda vez que você clica em um link diferente, outro mundo de informação abre a sua frente, outro assunto ligado com o assunto anterior, por isso é muito importante ter um objetivo claro, bem definido do assunto pesquisado.
        Todos nós devemos navegar à deriva, mas sem perder o objetivo, o excesso de informações pode ser prejudicial no final da sua pesquisa, pela qual viemos buscar.
         Não vejo perigo na navegação no hipertexto quando você procura ampliar o conhecimento, pois ele que serve para enriquecer a navegação e ampliar novos conhecimentos, chegando assim ao porto seguro.
       O hipertexto é um texto em forma digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma   de   blocos   de    textos,    palavras,     imagens   ou   sons, cujo   acesso  se dá através de referências específicas   denominadas    hiperlinks ou simplesmente links.     Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente  no  qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar  localizar  uma  informação,  os  usuários  de  hipertexto , participam   ativamente  de  um processo  de  busca  e  construção  do  conhecimento. Na  sala  de aula, onde se trabalha com hipertexto,  os  alunos,  num  sistema  de  colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.
      O hipertexto facilita muito a divulgação de grandes quantidades de informações. O que devemos atentar é para não se perder ou se confundir. Para isso deve-se sempre voltar a página principal para não se distanciar demais da sua pesquisa inicial. É preciso familiarizar-se bem com o site e depois planejar passando segurança aos alunos para que não encontrem dificuldades em suas pesquisas
 Em resumo, hipertextos são textos numa página da Internet, marcados com itens que, quando clicados, levam a imagens ou informações mais detalhadas sobre o assunto. O hipertexto é um texto (ou uma imagem) grifado e destacado na página por uma cor diferente da cor do texto no qual está inserido. O hipertexto tem sido definido como uma abordagem para o gerenciamento de informação, no qual os dados são armazenados em uma rede de nós ou links conectados por ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário