Ensinando e Aprendendo com as TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA
EDUCAÇÃO
Com muita
expectativa iniciamos este curso do Módulo II, pois reconhecemos a importância
das tecnologias para melhorar a qualidade na educação das atuais e futuras
gerações. E nós professores pudemos ter um contato maior com as possibilidades
de uso da Tecnologia da
Informação e Comunicação no ambiente
escolar.
Unidade I
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Refletimos aqui
sobre a nossa identidade e a necessidade de uma aprendizagem ao longo de nossa
vida. Através desta unidade pudemos ver o quanto é extenso o leque de
possibilidades para o uso das novas mídias, contribuindo assim para a
transformação do conhecimento adquirido em verdadeira aprendizagem.
Unidade II
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.
Conhecemos a
Internet como espaço colaborativo e publicitário (Wikipédia e blogs);
analisamos hipertextos quando por eles navegamos e criamos novos conceitos
(representação não linear do conhecimento) e novos processos de leitura e
escrita com práticas pedagógicas correspondentes.
Unidade III
CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Entramos em
contato com a tecnologia digital e suas utilidades unidas ao desenvolvimento de
Projetos. Identificamos e demos novos significados aos currículos. Nesta
Unidade ficou bem claro que, diante das possibilidades de aprendizagem, nem
todos os alunos a adquirem por igual, quer seja numa aula tradicional, ou com
uso das novas tecnologias. Então concluímos que num projeto, cada qual tem a
sua participação, ao mesmo tempo em que se constrói o todo. Isto é aprender com
significado.
Unidade IV
Práticas Pedagógicas e mídias digitais
Refletimos a
importância do uso de recursos de autoria em mídias digitais. Mais do que
canais de aprendizagem, as mídias digitais são essenciais para a realização de
um projeto, onde o aluno passará a ser o autor de materiais de multimídias.
Finalmente, cabe a
nós professores, nos adequarmos gradativamente ao uso dessas tecnologias. Não
será fácil, pois nós temos somente a experiência de lousa e giz. Além disso,
muitos dos nossos alunos ainda não têm contato nenhum com computadores.
Contudo a boa
vontade é que conta, como também o comprometimento com a qualidade de ensino. E
é por esse motivo que estamos aqui: aprimorando-nos para criarmos condições
melhores para os nossos alunos, mediando e aprendendo com eles, percorrendo
juntos os caminhos que vão sendo construídos de forma expressiva e reflexiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário