terça-feira, 18 de setembro de 2012

Reflexões

Vídeo: HIPERTEXTUALIDADE, de Alejandro Bertolaccini, disponível em YOUTUBE e registrei as minhas reflexões sobre: 

Quais são os elementos pressentes no hipertexto que não eram encontrados no texto? 
O vídeo assistido de Alejandra Bertoloccini traz elementos na sua capacidade que não são encontrados no texto linear, tais como: singularidade de cada experiência, variedade de informações em um único texto fragmentado, organização das informações, descentralização, criatividade, construtor de experiência e de novos caminhos... 

 Em que tais elementos mudam os processos de leitura e de escrita? 
 O hipertexto traz diferentes trajetos de leitura e escrita. Ele não obedece hierarquia. Traz multiplicidade de produção do conhecimento. Pluralidade de ferramentas para desenvolver a escrita (imagens, sons, movimentos...). Facilidade de acesso a bancos de dados.

Como essas mudanças afetam o modo como ensinamento e aprendemos? 
Com a possibilidade de ensinar e aprender utilizando hipertextos, com apenas fragmentos de textos, inserindo links (pontos de textos)que nos remetem a outras informações, ampliando conhecimento. Oportunidade de divulgar o conhecimento produzido na rede. Aprender brincando, pois é possível visualizar, imagens, sons, vídeos, animações... Possibilidade de suscitar a criatividade e interesse de aprender. Aguçar a pesquisa através das novas ferramentas e criar leitores e produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário