Vídeo: HIPERTEXTUALIDADE, de Alejandro Bertolaccini, disponível em
YOUTUBE e registrei as minhas reflexões sobre:
Quais são os elementos pressentes no hipertexto que não eram encontrados
no texto?
O vídeo assistido de Alejandra Bertoloccini traz elementos na sua
capacidade que não são encontrados no texto linear, tais como:
singularidade de cada experiência, variedade de informações em um único
texto fragmentado, organização das informações, descentralização,
criatividade, construtor de experiência e de novos caminhos...
Em que tais elementos mudam os processos de leitura e de escrita?
O hipertexto traz diferentes trajetos de leitura e escrita. Ele não
obedece hierarquia. Traz multiplicidade de produção do conhecimento.
Pluralidade de ferramentas para desenvolver a escrita (imagens, sons,
movimentos...). Facilidade de acesso a bancos de dados.
Como essas mudanças afetam o modo como ensinamento e aprendemos?
Com a possibilidade de ensinar e aprender utilizando hipertextos, com apenas
fragmentos de textos, inserindo links (pontos de textos)que nos remetem a
outras informações, ampliando conhecimento.
Oportunidade de divulgar o conhecimento produzido na rede.
Aprender brincando, pois é possível visualizar, imagens, sons, vídeos,
animações...
Possibilidade de suscitar a criatividade e interesse de aprender.
Aguçar a pesquisa através das novas ferramentas e criar leitores e
produtores.
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