sábado, 15 de setembro de 2012

Atividade 1.3 Reflexões




Como aprendiz de que modo eu me comporto diante de uma situação inovadora?
Busco conhecer as novas tecnologias e aprender a utilizá-las.

A pratica me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber?
Sim, com a pratica eu me aprimoro no que sei e procuro aprender o que não sei.

Como lido com as inovações que chegam as escolas?
Embora de não estar por dentro das inovações que chegam. Eu procuro me informar sobre elas para aprender a trabalhar com as mesmas.

Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
A escola busca usar a melhor maneira possível as tecnologias que chegam.

Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E com isso; como fica o processo de ensino-aprendizagem?
A aprendizagem dos professores, gestores e alunos é um pouco difícil, mas com a pratica vai se apreendendo melhor como utilizar essas tecnologias.

Os computadores e a internet foram inseridos nas atividades curriculares para fazer as mesmas coisas que eram feitas antes ou proporcionaram práticas inovadoras, pautadas na autoria e participação ativa dos estudantes?
Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. É claro que, só o uso de computadores não promoverá mudança real e produtiva, o que garantirá essa mudança é a maneira com que se trabalhará em sala de aula com esses recursos tão inovadores e atrativos. meio de comunicação

Houve mudanças na atuação docente?
As informações nos chegam todos os dias através da Internet, televisão, jornais,etc. As informações ganharam rapidez enorme e com isso a atuação do professor precisa acompanhar o ritmo ou parecerá aos olhos de seus alunos que não passa de um mero expectador do mundo. O professor precisa estar atualizado para não ficar fora da atualidade que o cerca.

O que mudou na aprendizagem dos alunos?

Com a utilização de novas tecnologias, busca a possibilidade de criar e transformar conhecimentos estimulando a comunicação entre os alunos e professores, visando a expansão da autonomia pessoal nos processos de aprendizagem. E com isso  tecnologias irá mudar o enfoque do processo escolar para o qual os usuários tenham um conhecimento intelectual e profissional de acordo com seus objetivos.
A tecnologia dentro das salas de aulas pode ser visto como um mundo muito novo, onde conceitos podem ser ensinados aos alunos de formas nunca antes imaginados, através de sistemas audiovisuais, utilizando-se de sons e imagens, transformando assim a sala de aula em um laboratório virtual.
A partir deste novo contexto de ensino-aprendizagem tanto aluno quanto o professor obtêm resultados positivos; o aluno através da diversidade da dinâmica de exploração das informações e do intercâmbio de informações e ideias com outros alunos de outras escolas e outras culturas e, já o professor através da possibilidade de reciclagem de conhecimentos ampliação de conceitos e de sua didática. 

Que novos aspectos requererem maior atenção de nossa parte?
Alguns aspectos merecerão maior atenção por parte da escola e de seus professores, pois o aluno traz consigo muitas experiências, vivências que nem sempre temos conhecimento e que interferirão em maior ou menor escala na aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário