Como
aprendiz de que modo eu me comporto diante de uma situação inovadora?
Busco conhecer as novas tecnologias
e aprender a utilizá-las.
A
pratica me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber?
Sim, com a pratica eu me aprimoro no
que sei e procuro aprender o que não sei.
Como
lido com as inovações que chegam as escolas?
Embora de não estar por dentro das
inovações que chegam. Eu procuro me informar sobre elas para aprender a
trabalhar com as mesmas.
Como
a escola vem lidando com as novas tecnologias?
A escola busca usar a melhor maneira
possível as tecnologias que chegam.
Como
vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias
no seu cotidiano? E com isso; como fica o processo de ensino-aprendizagem?
A aprendizagem dos professores,
gestores e alunos é um pouco difícil, mas com a pratica vai se apreendendo
melhor como utilizar essas tecnologias.
Os computadores e a internet foram inseridos nas
atividades curriculares para fazer as mesmas coisas que eram feitas antes ou
proporcionaram práticas inovadoras, pautadas na autoria e participação ativa
dos estudantes?
Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a
mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias. É
claro que, só o uso de computadores não promoverá mudança real e produtiva, o
que garantirá essa mudança é a maneira com que se trabalhará em sala de aula
com esses recursos tão inovadores e atrativos. meio de comunicação
Houve
mudanças na atuação docente?
As informações nos chegam todos os dias através da
Internet, televisão, jornais,etc. As informações ganharam rapidez enorme e com
isso a atuação do professor precisa acompanhar o ritmo ou parecerá aos olhos de
seus alunos que não passa de um mero expectador do mundo. O professor precisa
estar atualizado para não ficar fora da atualidade que o cerca.
O
que mudou na aprendizagem dos alunos?
Com
a utilização de novas tecnologias, busca a possibilidade de criar e transformar
conhecimentos estimulando a comunicação entre os alunos e professores, visando
a expansão da autonomia pessoal nos processos de aprendizagem. E com isso tecnologias irá mudar o enfoque do processo
escolar para o qual os usuários tenham um conhecimento intelectual e
profissional de acordo com seus objetivos.
A
tecnologia dentro das salas de aulas pode ser visto como um mundo muito novo,
onde conceitos podem ser ensinados aos alunos de formas nunca antes imaginados,
através de sistemas audiovisuais, utilizando-se de sons e imagens,
transformando assim a sala de aula em um laboratório virtual.
A partir deste novo contexto de
ensino-aprendizagem tanto aluno quanto o professor obtêm resultados positivos;
o aluno através da diversidade da dinâmica de exploração das informações e do
intercâmbio de informações e ideias com outros alunos de outras escolas e
outras culturas e, já o professor através da possibilidade de reciclagem de
conhecimentos ampliação de conceitos e de sua didática.
Que
novos aspectos requererem maior atenção de nossa parte?
Alguns aspectos merecerão maior atenção por parte da
escola e de seus professores, pois o aluno traz consigo muitas experiências,
vivências que nem sempre temos conhecimento e que interferirão em maior ou
menor escala na aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário